Piotr Ilitch Tchaikovsky
Biografia.
Nascido em 7 de maio de 1840, na cidade de Voltkinsk, cidade russa às margens do Rio Volga, foi um compositor russo de expoente internacional, caracterizado por seu estilo ocidental em suas músicas mas trazendo um caráter nacionalista.Não pertenceu ao famoso grupo dos cinco: ( Mussorgsky, César Cui, Rimsky-Korsakov, Balakirev, Borodin), mas foi reconhecido pelas suas vivas e ricas harmonias e melodias, assim como pelo seu caráter distintamente russo.
Filho de engenheiro de minas chamado Ilya e sua segunda esposa, Alexandra, de família francesa,interessou-se por música logo cedo. Teve contato com a música aos cinco anos com um órgão mecânico, onde aprendeu algumas árias com a ajuda de sua mãe. Alexandra teve influência marcante no desenvolvimento das habilidades musicais de Tchaikovsky, o ajudando a aprender suas primeiras músicas, e contratando professores particulares, sendo um de seus professores o maestro Filipov.
Embora ele estivesse progredindo com as suas aulas teóricas, sua família desejava que ele se tornasse advogado, e em 1859 ele concluiria seu curso de Direito na Escola de Direito de São Petersburgo.
Em 1854, sua mãe morre, fato que o marca profundamente, e faz com que ele se dedique exclusivamente a carreira musical, opondo-se totalmente as vontades da família e se matricula no Conservatório de São Petersburgo, onde estuda por três anos.
Lá trava contato com a obra dos grandes mestres alemães, como Liszt, Schumann, e se torna aluno do professor Anton Rubinstein, em orquestração, e de Nikolai Zaremba em composição.
O professor N. Zaremba era um teórico da música conservador se tornando diretor do conservatório sucedendo o professor Anton Rubinstein , pianista e fundador do Conservatório de São Petersburgo.
Em 1866, recebe um convite do diretor do conservatório, Nikolai Rubistein, irmão de Anton Rubinstein, para lecionar Teoria Musical e Composição, sendo professor até 1878.
Dois anos depois trava contato com o Grupo dos Cinco, movimento nacionalista russo com o intuito de promover o folclore local em contraposição as tradições das escolas ocidentais francesas e italianas.
Em 1875, viaja para a Europa e conhece Saint- Saëns , Franz Liszt, Georges Bizet, e Jules Massenet. Um ano depois, Nikolai Rubinstein lhe apresenta à baronesa Nadyezhda Von Meck, a qual se sente profundamente atraída pela obra do músico e inicialmente lhe encomenda algumas transcrições para violino e piano, mas logo após passa a financiar o trabalho de Tchaikovsky, sob a condição de lhe enviar cartas. Por quatorze anos, a única comunicação entre eles era a carta, embora nunca tenham se visto. A Sinfonia nº 4 em Fá menor, opus 36, foi dedicada a baronesa. No mesmo ano recebe o encargo de desenvolver coreografias no Teatro de Bolshoi de Moscou, onde surge o belíssimo ballet “Lago dos Cisnes”.
Ainda no mesmo ano, ele escreve ao seu irmão afirmando estar sofrendo de tendências homossexuais desde a juventude, mas que faria tudo que fosse possível para se afastar disso e casar-se o mais breve possível, tendo ainda que se livrar dos rumores que surgiam e o incomodavam. Um ano depois casa-se com uma aluna do Conservatório de Moscou, Antonina Miliukova. O casamento foi desde o início uma súplica, primeiramente porque sua esposa não se interessava por suas obras ou ambições artísticas. Com condições suficientes para largar o mecenato da baronesa, e a cátedra no Conservatório de Moscou., Tchaikovsky decide se dedicar exclusivamente a composição.
Em 1893, recebe da Universidade de Cambridge o título de Doutor Honoris Causa, e em outubro do mesmo ano ele morre aos 53 anos de idade.